sábado, 16 de novembro de 2013

ALFABETIZAÇÃO TRILHANDO NOVOS RUMOS






        Aconteceu em Arenápolis, no dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), no recinto do Rotary Clube, o 1º SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, sob o comando da professora da rede estadual de ensino e Orientadora de estudo do PNAIC Luciene Mendes da Silva, com a participação dos palestrantes: Valter Soares Bonfim – Assessor Pedagógico deste município; Dr. Hélio Vasques Filho – Psicólogo, Marilândia Borges Aguiar – Secretária Municipal de Educação; Miriany de Paula Barbosa – Diretora da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja e Antonia Machado Linhares – Coordenadora Pedagógica da E. E. 25 de Outubro.
         Houve também a participação das cursistas alfabetizadoras do 1º Ciclo da E. E. 25 de Outubro e da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja, onde foram divulgados os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pela formação do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
        Neste seminário teve como abordagem principal a ALFABETIZAÇÃO no 1º ciclo e a importância da efetivação do programa PACTO, para garantir os direitos de aprendizagem de toda criança na alfabetização até 08 anos de idade, na qual os alunos podem aprender a ler e escrever dentro de uma perspectiva social de inclusão. Este abriu um leque para refletividade da prática pedagógica da alfabetização num ponto de vista de letramento, pois não basta codificar e decodificar é preciso contextualizar a alfabetização para que a aprendizagem seja significativa para a criança, na qual ela pode construir conhecimento através do contato direto com os diversos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais.
        Prestigiaram este evento, pais, alunas do curso de magistério e do curso do Pronatec, servidores da educação das redes estadual, municipal local e circunvizinha, representantes do Rotary e outros segmentos da sociedade.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário