quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto Alfabetização On line

O Projeto Alfabetização On-line está sendo desenvolvido há quatro anos consecutivos pela professora articuladora Margareth Furtado de Medeiros, na Escola 25 de Outubro, em Arenápolis – MT. Este trabalho surgiu da necessidade de dar um suporte adequado aos alunos das séries iniciais, com dificuldade de aprendizagem e que ainda não estavam alfabetizados. Condição primordial para o sucesso acadêmica.
Entre os objetivos proposto pela professora para os alunos temos: - criar possibilidades diferenciadas de ensino para despertar na criança o gosto pela leitura e o domínio ortográfico da escrita;
-Levar a criança através dos recursos tecnológicos a se interessar pela leitura e escrita;
- Oferecer para a criança com dificuldade na aprendizagem e leitura a alfabetização on-line.
Os alunos são atendidos no contra turno, sendo disponibilizado vários recursos audiovisuais, entre eles alguns computadores com caixas de som e laptops do Projeto UCA. São ocupados também outros espaços que proporcionem a interação e a socialização no ambiente escolar para a construção dos conhecimentos. Durante as aulas, as crianças são estimuladas a conhecerem o alfabeto no teclado, a digitação, o acesso à internet em jogos educativos e pesquisa, sempre explorando a leitura e a escrita. Outro aspecto relevante no atendimento na sala de articulação é o resgate da auto estima e da identidade enquanto estudante.
Como embasamento teórico a Professora Margareth aposta na proposta de Ana Teberosky, Em que a partir do conhecimento do teclado do micro computadores, a criança tem a percepção global do alfabeto e dos símbolos que nos cercam o dia a dia gráfico.
“O micro permite aprendizados interessantes, no teclado, por exemplo, estão todas as letras e símbolos que a língua oferece. Quando se ensina letra por letra a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e no monitor minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. Além disso, quando o estudante está no computador ele escreve com as duas mãos. Os recursos tecnológicos não substituem o texto manuscrito durante o processo de alfabetização, mas com certeza o complementam.
Aqueles que acessam a internet lêem instruções ou notícias, escrevem e-mails e usam os mecanismos de busca estão aprendendo. O uso do computador com certeza exige muito da escrita e da leitura. (Ana Teberosky)’’.
A professora tem colhido bons frutos como resultado desse projeto. Muitos alunos já foram dispensados de atendimento na sala de articulação, por já terem sanadas as suas dificuldades, podendo acompanhar com autonomia a turma de origem, dessa forma, abrindo espaço para outros alunos receberem intervenção e apoio pedagógico diferenciado. As imagens falam, por si.

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