quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alunos do 1º Ano na recreação


Os alunos do 1º ano eram só alegria na recreação diferente preparada pela professora Gleiciane.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Atividades de sala de recursos multifuncional


   



Durante este ano foram desenvolvidas várias atividades na sala de recursos, onde os alunos participaram ativamente dos trabalhos realizados. A sala atende uma clientela diversificada com déficit de aprendizagem, dificuldades motoras e de baixa visão. São realizadas atividades de socialização, jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, quebra-cabeça, formação de palavras com o alfabeto móvel, recorte e colagem, brincadeiras direcionadas e outras que estimulam o desenvolvimento cognitivo do aluno. Foram desenvolvidas oficinas de artes, na qual os alunos confeccionaram tapetes de retalhos, mosaico com pedaços de E.V.A e outros objetos com o uso de garrafas pets.
Percebe-se a importância do trabalho diferenciado com os alunos especiais, pois os mesmos são motivados, demonstrando contentamento na realização das atividades. Os alunos recebem o atendimento no contra turno, onde é realizado um planejamento concomitante com o professor da sala regular, onde o mesmo relata as dificuldades dos alunos atendidos e as atividades que devem ser trabalhadas na sala de recursos multifuncional.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DENGUE: PROBLEMA DE TODOS NÓS

O mosquito transmissor da dengue (e também da febre amarela).     A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
       Esse animal, de hábitos diurnos e crepusculares, possui tamanho pequeno, com cerca de meio centímetro de comprimento. Sua cor varia entre o café e o preto, apresentando faixas brancas nas patas e nas costas. Já o vírus, pertencente à Família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Este último, desde 2010, passou a se manifestar também em nosso país.
             Nesta sexta-feira(29/11) a ESCOLA 25 DE OUTUBRO, em parceria com a Secretaria de Saúde do municipio estará fazendo um mutirão no Bairro Bela Vista no qual está inserido a escola. Nossos alunos juntamente com os profissionais da saúde   visitarão as casas orientando sobre os perigos da doença e distribuirão panfletos informativos sobre a dengue.
É a ESCOLA 25 DE OUTUBRO contribuindo para uma Arenápolis sem dengue.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aluna do 6º ano vence concurso de redação do Programa Mais Educaçã

Confira na íntegra a redação vencedora da aluna Samara Vitória.

LARISSA E SEUS SONHOS


        Larissa era uma menina estudiosa e muito sonhadora que queria ser uma escritora tão boa quanto Cecília Meireles. Em sua cabeça havia muitas histórias fantásticas.
        Um dia ela imaginou que sua casa fosse de bolachas, a cama de barras de chocolates, roupas de brigadeiros e o banheiro hummm! De bombons.
De repente ela caiu em si “Foi apenas um sonho!” Porém sua mãe disse que este sonho poderia virar realidade, no papel e que Larissa daria uma excelente escritora, pois tinha uma belíssima imaginação.
        Para incentivar a criatividade da filha a mãe a levou para passear na praça. Quando Larissa brincou nos brinquedos que haviam na praça, ficou pensando “que bom seria se os escorregadores fossem invisíveis; o balanço de gelatina, enfim se cada coisa que aqui existe fosse comestível.”
        No outro dia Larissa disse a mãe:
        -Mãe, quando eu crescer quero ser igual à Cecília Meireles, sonhar como ela e ser escritora.
-Então siga seus sonhos e se esforce para isso, disse a mãe.
 Passaram anos, meses e dias. Larissa cresceu e cursou a faculdade de Letras. Ela transcreveu sua imaginação fértil de criança para um livro que intitulou como “IMAGINAÇÃO DE CRIANÇA”.
 O livro de Larissa virou um “best seller” lido por crianças de todos o mundo.Larissa nos ensinou que nunca devemos desistir de sonhar, pois são eles que movem a nossa vida. Lembre-se quem sonha vai longe!

sábado, 16 de novembro de 2013

ALFABETIZAÇÃO TRILHANDO NOVOS RUMOS






        Aconteceu em Arenápolis, no dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), no recinto do Rotary Clube, o 1º SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, sob o comando da professora da rede estadual de ensino e Orientadora de estudo do PNAIC Luciene Mendes da Silva, com a participação dos palestrantes: Valter Soares Bonfim – Assessor Pedagógico deste município; Dr. Hélio Vasques Filho – Psicólogo, Marilândia Borges Aguiar – Secretária Municipal de Educação; Miriany de Paula Barbosa – Diretora da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja e Antonia Machado Linhares – Coordenadora Pedagógica da E. E. 25 de Outubro.
         Houve também a participação das cursistas alfabetizadoras do 1º Ciclo da E. E. 25 de Outubro e da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja, onde foram divulgados os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pela formação do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
        Neste seminário teve como abordagem principal a ALFABETIZAÇÃO no 1º ciclo e a importância da efetivação do programa PACTO, para garantir os direitos de aprendizagem de toda criança na alfabetização até 08 anos de idade, na qual os alunos podem aprender a ler e escrever dentro de uma perspectiva social de inclusão. Este abriu um leque para refletividade da prática pedagógica da alfabetização num ponto de vista de letramento, pois não basta codificar e decodificar é preciso contextualizar a alfabetização para que a aprendizagem seja significativa para a criança, na qual ela pode construir conhecimento através do contato direto com os diversos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais.
        Prestigiaram este evento, pais, alunas do curso de magistério e do curso do Pronatec, servidores da educação das redes estadual, municipal local e circunvizinha, representantes do Rotary e outros segmentos da sociedade.
     

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ballet da Escola 25 de Outubro apresenta em MultiAção do PSF Bela Vista




 A convite do coordenador do PSF Bela Vista Luiz Márcio ,as meninas do Ballet da Escola 25 de Outubro sob o comando da professora Rafaella fizeram uma lindissíma apresentação no evento promovido pelo PSF intitulado "Multiação" no dia 08 de novembro.



Ballet da Escola 25 de Outubro


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pintura em lixa com giz de cera 
Trabalhos dos alunos do 6º Ano sob a orientação da professora de artes Suzana Brugnoli




1º dia doPrograma Mais Educação
O primeiro dia do Programa Mais Educação foi só alegria. Os alunos estavam ansiosos pela volta do Programa. 
Preparamos para o primeiro dia momentos bastante lúdicos com bricadeiras, jogos etc. 
Houve a apresentação dos novos monitores, preparamos também um lanche e almoço especial. Em fim foi uma acolhida Maravilhosa os educandos introsaram e se divertiram bastante.
Monitoras Maiara, Elislaine e Amanda

Queimada
Esperando o Almoço




sexta-feira, 12 de julho de 2013

Escola encerra semestre com Festa Julina interna


Foi a maior diversão o Arraiá da Escola 25 de Outubro.


Os profissionais  da instituição organizaram na última quinta (11/07) uma Festa Julina para os alunos da manhã e da tarde cada um em seu horário.
Na festa teve pipoca, brincadeiras, danças típicas além de um delicioso lanche. Todos os profissionais caíram no forró interagindo com os alunos.
BOAS FÉRIAS!
Retornaremos nossas atividades dia 30 de julho.

Maquetes feitas pelos alunos do Programa Mais Educação são julgadas



Na última semana foram julgadas as Maquetes feitas pelos alunos do Programa Mais Educação da Escola Estadual 25 de Outubro.
O projeto das maquetes partiu da necessidade de se ensinar as formas geométricas aos educandos. Os professores do Programa fizeram aulas de campo levando os alunos para passearem por Arenápolis. Os mesmos retrataram as partes que mais lhes chamaram atenção. Ressaltando que os alunos usaram materias recicláveis e foram bastantes críticos e criativos na construção, além de aprenderem os sólidos geométricos e figuras planas e com isso adquiriram conhecimento.
As maquetes foram julgadas por 4 jurados: A Professora do Ginásio Luzabete Miranda, a professora do Primário Ercina Quadros, a Coordenadora Pedagógica da escola Antonia Linhares e o talentoso Radialista Moisés Bispo. Os professores do Programa Mais Educação agradecem a presença dos jurados que atenderem prontamente ao convite, a Rádio Regional que já é nossa parceira está sempre colaborando conosco e principalmente aos nossos queridos alunos pelo empenho, o nosso muito obrigado.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Atividade 5.1 Curso LIEDs (Postagem sobre o ambiente para bincar)

Postagem atividade 5.1 do curso Facilitando Web aprendizagens nos Lieds proposto pela SEDUC e executado pela Coordenadoria de formação em Tecnologia Educacional e CEFAPORS.

"A escola dos pequeninos tem de ser um ambiente livre, onde o princípio pedagógico deve ser o respeito à liberdade e à criatividade das crianças. Nela, os pequeninos devem poder se locomover, ter atividades criativas que permitam sua auto suficiência, e a desobediência e a agressividade não devem ser coibidas e, sim, orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das pessoas."
(LISBOA, 1998, p. 15)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Professora Gleiciane do 1º Ciclo trabalha Diversidade Cultural através da Obra “Menina Bonita do Laço de Fita” da consagrada autora Ana Maria Machado.




Os professores do 1º ciclo da Escola 25 de Outubro estão trabalhando a diversidade cultural através de algumas obras que retratam preconceito e a discriminação. A professora Gleiciane Reis escolheu a obra  ” Menina Bonita do Laço de Fita” da consagrada autora Ana Maria Machado. Esta conta a história de uma menina negra e graciosa, que a sua mãe fazia trancinhas, amarrando-as com fitas vermelhas. Na história ela não era discriminada como muitas pessoas negras na vida real.
A educadora aproveitou o tema central da história para trabalhar a diversidade através do titulo “Diferenças: Não Basta reconhecê-las é preciso valorizá-las”, não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si e ao outro, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima dos alunos e promover a inclusão.  Este trabalho está sendo feito em todas as áreas do conhecimento alunos desenvolvem várias atividades que envolvam o tema e despertem a criatividade e o senso crítico, colaborando assim para uma sociedade mais justa e fraterna.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Presidenta da Câmara se reuni com candidatos a vereadores Mirins


A presidenta da Câmara municipal de Arenápolis, Noêmia Maria de Souza esteve nesta quarta-feira(26/06) na Escola Estadual 25 de Outubro para conhecer os candidatos a vereador Mirim e convidá-los para o primeiro estudo sobre a função na Câmara Municipal de Arenápolis  . 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

1º de junho dia da Imprensa


“buscar a verdade, sem amarras, é o papel da imprensa.
Amada por muitos questionada por tantos, mas com certeza, sem ela, a busca pela razão torna-se uma via de mão dupla.”

 A Escola Estadual 25 de Outubro parabeniza a toda Imprensa Regional!
 E em especial a Equipe da Radio Regional o nosso muito obrigado pela colaboração e pelo trabalho prestado a esta comunidade e a esta escola.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Candidatos a Vereador Mirim apresentam suas propostas

Nesta quarta-feira os candidatos a Vereador(a) Mirim da Escola 25 de Outubro ,Luiz Camilo(9ºB), Edmara(9ºA), Fabricio(9ºA), Amanda(8º) e Aline Polianna(8º) apresentaram  suas propostas para a comunidade escolar. A professora de História Diana Favalessa foi quem presidiu a reunião. Todos os candidatos foram ouvidos com atenção pelos alunos, agora é só nas urnas para sabermos quem convenceu melhor.



Boa Sorte Pessoal!!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programa Mais Educação trabalha com Projeto de maquetes.


O Programa Mais educação levou os estudantes atendidos pelo programa para observarem as construções  novas e antigas da cidade Arenápolis. O objetivo era mostrar aos alunos as figuras geométricas contidas na arquitetura contemporânea e renascentista de nossa cidade.
 Logo após a observação cada turma ficará incumbida de uma construção de maquete destacando certas áreas de Arenápolis visitadas e fotografadas por eles.

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Professora de inglês trabalha vocabulário  com maquetes
Este trabalho com maquete foi feito com o 8º Ano sob orientação da Professora Suzana Brugnoli e teve como objetivo o uso prático da língua aprendida de forma mais real, pois através do mesmo os alunos puderam trabalhar o vocabulário referente aos lugares da cidade (places in the city), perguntando e respondendo, dando informações sobre direções e localidade, como por exemplo: where is the bank? Go straight ahead one block, turn right the bank is next to the hotel. Where is the post office? It’s across from the newsstand.Este trabalho foi bastante instigante e os alunos puderam trabalhar a oralidade de forma mais dinâmica e concreta pois através da maquete podiam visualizar uma pequena cidade e com isso facilitou o aprendizado do novo vocabulário . Parabéns queridos alunos as maquetes ficaram bem criativas e bonitas, valeu o esforço. 

Potilhismo

-->
PONTILHISMO
 
Ao trabalhar o conteúdo de artes sobre o tema “O PONTO”, a Professora Suzana Brugnoli oportunizou aos alunos do 6º Ano o estudo sobre  “PONTILHISMO”,arte criada pelos pintores franceses GEORGES SEURAT e PAUL SIGNAC, em fins do século XIX. Após estudo e visualização da técnica em algumas obras de artes através do data show. Os alunos colocaram em prática o que aprenderam e utilizando a técnica do pontilhismo, pintaram uma das pinturas mais famosas de Georges Seurat  denominada “TARDE DE DOMINGO NA ILHA DE GRAND JATTE”.O resultado deste trabalho foi impressionante os alunos ficaram bastante empolgados com os resultados, e como podemos observar através das fotos, apesar de ser o mesma pintura para todos os resultados foram diferentes, pois cada aluno utilizou cores e pontos diferentes tornando o trabalho único.Parabéns turma ficou LINNNNNNNNNDO!!!!


terça-feira, 21 de maio de 2013


Mães se emocionam em Homenagem feita pela escola


O Programa Mais Educação arrasou nas apresentações  

O dia das mães foi comemorado em grande estilo na Escola 25 de Outubro. A belíssima Homenagem contou com a presença e colaboração do Rotary Club de Arenápolis . a escola agradece a colaboração do Rotary e esperamos fazer mais parcerias futuramente.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escola Estadual 25 de Outubro
Psiu! Queremos homenagear VOCÊ mãe!


violão

Fanfarra


Nossos alunos na aula de Fanfarra do Mais Educação é só festa. Estão aprendendo a manusear alguns instrumentos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013



Os alunos são só empenho e entusiasmo nas aulas de música do Programa Mais Educação



Projeto “Mais Saúde na Escola” visita a Escola 25 de Outubro


A Escola 25 de Outubro recebeu nesta segunda (15/04) a visita de alguns profissionais da saúde que fazem parte do projeto “Mais Saúde na Escola” que visa promover a saúde nas redes públicas através da articulação entre as Escolas Públicas  e as Unidades Básicas/ saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.
Parabéns JoãoVitor!



A Escola 25 de outubro parabeniza o aluno João Vitor pela belíssima crônica que foi a vencedora  no concurso promovido pela Rádio Regional.
Leia e se emocione com a crônica vencedora.


Lembranças que machucam
            Certo dia um homem passando por uma ponte e lembrando de quando era uma criança parou, sentou-se e se pôs a chorar. Um garoto de aproximadamente oito anos, vendo aquela cena abordou o homem perguntando:
            --Porque está chorando senhor?
            --Minha emoção é por estar relembrando os momentos de quando eu tinha a sua idade.
            --Mas, porque aqui de frente a esse rio com água tão  suja?
            --Acredite ou não, esse rio que você vê já teve águas cristalinas e em abundância.
            --O quê? Isso não pode ser verdade! O senhor está brincando comigo! Imagine...
            --Não é brincadeira não filho! Eu e meus amigos da época nos divertíamos muito, exatamente aqui nesse espaço que você está vendo. Aproveitávamos um tempinho depois da escola ou do trabalho para tomarmos banho, brincar e até pescar.
            --Conta mais senhor porque está difícil imaginar vendo ele assim tão poluído e seco.
            --Oh sim! Famílias inteiras usavam dessa água para lavarem roupas, vasilhas e tantas outras coisas. E ali, logo ali já teve uma cascata linda onde as pessoas tiravam fotografias para guardar ou enviar à parentes distantes.
            --Mas, então como ele ficou assim?
            --Aqui era uma área rica em diamantes e ouro, assim foram chegando os garimpeiros e suas famílias em busca dessa riqueza...
            --Ah, meu avô também era um garimpeiro!
            --Então para conseguirem extrair ouro e diamantes, começaram a desviar água do rio, a derrubar a vegetação às suas margens deixando-o desprotegido. Dessa forma, pouco a pouco foram ocorrendo mudanças radicais que resultaram no que estamos vendo hoje...
            Os dois ficaram ali olhando para o rio. O senhor lembrando de sua infância e o garoto tentando imaginar como seria este rio há algumas décadas. De repente, um homem de idade bastante avançada pára e pergunta:
            --O que vocês estão fazendo parados aí olhando para o nada?
            --Estou revivendo o meu passado!
            --E eu tentando imaginar a beleza nesse rio!
            --Ah, então é isso! Aqui era mesmo maravilhoso e eu também sou testemunha disso. Olha filho, queria que sua geração pudesse aproveitar tanto quanto nós do que vivemos aqui em nossa infância, mas infelizmente não soubemos cuidar de um bem tão precioso e vital como a água que existia nesse rio. Que isso sirva de exemplo para que você e outros cuidem do que ainda resta.
            Emocionados os três ficaram ali a refletir, perdidos entre lembranças e imaginações sobre o que foi, ainda é e será o nosso eterno Rio Areia.
                                                       João Vitor Piovezan Silva. ( Aluno do 9º Ano da Escola 25 de Outubro. 13 anos.)