15 de outubro: Dia do professor, o que temos a comemorar?
Professora Maria Rodrigues Voltolini |
Professora Ercina Quadros Oliveira |
É notório que toda a sociedade passa, necessariamente, pela escola e, consequentemente, pelas mãos dos professores. Por isso fica a indagação neste dia 15 comemorar-se o que ?
Se a profissão de professor esta cada vez mais desvalorizada, subjugada, como se fosse um mero acessório, um bem descartável a serviço da reprodução do capital.
Nunca na escola se discutiu tanto assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos, perde-se muito tempo falando de valores que deveriam ser aprendidos no seio familiar. Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e mentalmente. O professor sente-se impotente diante da situação o que fazer com quem não quer aprender?
Lembrando que o professor é apenas um mero mediador do conhecimento, isso de acordo com os nossos PCNs, ele é a ponte entre o aluno e o aprendizado. Procura-se em novas metodologias de trabalho as soluções para esses problemas. Computadores e programas de última geração, projetos multi e interdisciplinares de todos os tipos e para todos os gostos, uma infinidade de propostas e atividades visando despertar nos alunos a importância do conhecimento científico, porém o índice de aprendizagem está longe do esperado.
Neste dia 15 de outubro, mesmo não tendo muito o que comemorar, fica uma reflexão aos colegas professores e a sociedade: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR?
Professoras: Maria Rodrigues Voltolini e Ercina Quadros de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário