quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DENGUE: PROBLEMA DE TODOS NÓS

O mosquito transmissor da dengue (e também da febre amarela).     A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
       Esse animal, de hábitos diurnos e crepusculares, possui tamanho pequeno, com cerca de meio centímetro de comprimento. Sua cor varia entre o café e o preto, apresentando faixas brancas nas patas e nas costas. Já o vírus, pertencente à Família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Este último, desde 2010, passou a se manifestar também em nosso país.
             Nesta sexta-feira(29/11) a ESCOLA 25 DE OUTUBRO, em parceria com a Secretaria de Saúde do municipio estará fazendo um mutirão no Bairro Bela Vista no qual está inserido a escola. Nossos alunos juntamente com os profissionais da saúde   visitarão as casas orientando sobre os perigos da doença e distribuirão panfletos informativos sobre a dengue.
É a ESCOLA 25 DE OUTUBRO contribuindo para uma Arenápolis sem dengue.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aluna do 6º ano vence concurso de redação do Programa Mais Educaçã

Confira na íntegra a redação vencedora da aluna Samara Vitória.

LARISSA E SEUS SONHOS


        Larissa era uma menina estudiosa e muito sonhadora que queria ser uma escritora tão boa quanto Cecília Meireles. Em sua cabeça havia muitas histórias fantásticas.
        Um dia ela imaginou que sua casa fosse de bolachas, a cama de barras de chocolates, roupas de brigadeiros e o banheiro hummm! De bombons.
De repente ela caiu em si “Foi apenas um sonho!” Porém sua mãe disse que este sonho poderia virar realidade, no papel e que Larissa daria uma excelente escritora, pois tinha uma belíssima imaginação.
        Para incentivar a criatividade da filha a mãe a levou para passear na praça. Quando Larissa brincou nos brinquedos que haviam na praça, ficou pensando “que bom seria se os escorregadores fossem invisíveis; o balanço de gelatina, enfim se cada coisa que aqui existe fosse comestível.”
        No outro dia Larissa disse a mãe:
        -Mãe, quando eu crescer quero ser igual à Cecília Meireles, sonhar como ela e ser escritora.
-Então siga seus sonhos e se esforce para isso, disse a mãe.
 Passaram anos, meses e dias. Larissa cresceu e cursou a faculdade de Letras. Ela transcreveu sua imaginação fértil de criança para um livro que intitulou como “IMAGINAÇÃO DE CRIANÇA”.
 O livro de Larissa virou um “best seller” lido por crianças de todos o mundo.Larissa nos ensinou que nunca devemos desistir de sonhar, pois são eles que movem a nossa vida. Lembre-se quem sonha vai longe!

sábado, 16 de novembro de 2013

ALFABETIZAÇÃO TRILHANDO NOVOS RUMOS






        Aconteceu em Arenápolis, no dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), no recinto do Rotary Clube, o 1º SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, sob o comando da professora da rede estadual de ensino e Orientadora de estudo do PNAIC Luciene Mendes da Silva, com a participação dos palestrantes: Valter Soares Bonfim – Assessor Pedagógico deste município; Dr. Hélio Vasques Filho – Psicólogo, Marilândia Borges Aguiar – Secretária Municipal de Educação; Miriany de Paula Barbosa – Diretora da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja e Antonia Machado Linhares – Coordenadora Pedagógica da E. E. 25 de Outubro.
         Houve também a participação das cursistas alfabetizadoras do 1º Ciclo da E. E. 25 de Outubro e da E. E. P. Alfredo de Araújo Granja, onde foram divulgados os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pela formação do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
        Neste seminário teve como abordagem principal a ALFABETIZAÇÃO no 1º ciclo e a importância da efetivação do programa PACTO, para garantir os direitos de aprendizagem de toda criança na alfabetização até 08 anos de idade, na qual os alunos podem aprender a ler e escrever dentro de uma perspectiva social de inclusão. Este abriu um leque para refletividade da prática pedagógica da alfabetização num ponto de vista de letramento, pois não basta codificar e decodificar é preciso contextualizar a alfabetização para que a aprendizagem seja significativa para a criança, na qual ela pode construir conhecimento através do contato direto com os diversos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais.
        Prestigiaram este evento, pais, alunas do curso de magistério e do curso do Pronatec, servidores da educação das redes estadual, municipal local e circunvizinha, representantes do Rotary e outros segmentos da sociedade.
     

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ballet da Escola 25 de Outubro apresenta em MultiAção do PSF Bela Vista




 A convite do coordenador do PSF Bela Vista Luiz Márcio ,as meninas do Ballet da Escola 25 de Outubro sob o comando da professora Rafaella fizeram uma lindissíma apresentação no evento promovido pelo PSF intitulado "Multiação" no dia 08 de novembro.



Ballet da Escola 25 de Outubro